Prezados Senhores,
para um melhor entendimento sobre a importância do Conteúdo Eletrônico Total – CET e a Propagação em HF devemos recorrer aos estudos sobre as camadas ionosféricas D, E, Esporádica E, F1 e F2.
Quanto maior o número de íons livres na ionosfera maior será a frequência utilizável para os contatos em HF. A ionosfera se torna mais carregada eletricamente e irá refratar e refletir mais as ondas menores.
O importante em nosso post anterior sobre o assunto é que agora temos uma ferramenta brasileira, disponibilizada pelo EMBRACE/INPE que nos dá a previsão do Conteúdo Eletrônico Total para todo o dia no horário UTC. Com isso temos uma previsão de qual banda devemos utilizar para obter sucesso nos contatos em HF.
Podemos fazer também uma comparação com o sistema disponibilizado pela Australiana IPS, que nos dá em tempo real um mapa com as frequências máximas de refração e reflexão na camada F2 em todo o globo.
Maiores informações sobre as camadas ionosféricas vide http://www.sarmento.eng.br/Propagacao.htm
2 comentários
Olá renan bom dia a´ voçês todos do Gecre,parabens pelo esforço de vc,s partiçiparem de mais um concurso de vhf ,abraço de luis pu4cqq divinopolis mg..;
Luiz, obrigado pelo contato.
Ficamos agradecidos pelo reconhecimento! Comentários como os seus são sempre bem-vindos.
Abraços,
Werther.
pu1bra