PU1ARE-11 neste dia da Independência

Olá Senhores,

 

finalmente consegui fazer uma boa previsão e uma ótima escuta da radiossonda daqui de SBVT.
Pegadinha ou não, anteontem à noite e ontem pela manhã usaram a frequência de 402.740 MHz, diferente da 402.700 MHz que estava sendo utilizada ao longo da semana.
Estou usando um equipamento inadequado para uma escuta excelente: IC-207h (não possui NFM) e uma antena GP-9. Sofro QRM de algum serviço de rádio próximo a 410 MHZ (410.845MHz portadora contínua e 412.445MHz portadoras intermitentes).
Apesar da distância do local do lançamento, ontem eu fiz um contato visual positivo com o balão quando ele se encontrava próximo a 5000 metros de altitude durante a subida.
Considero que devemos procurar automatizar as escutas. Ter que estar presente durante o lançamento, trajeto e pouso do balão requer muito tempo. Uma dificuldade aparente é a frequência que pode variar a cada lançamento. Talvez deveremos utilizar equipamentos que scaneiam uma determinada faixa de operação.
Outra dificuldade é inserir os dados (almanac e etc) no Sonde Monitor e iniciar a depuração dos sinais. Consequentemente, parar essa depuração quando o balão alcançar o solo novamente após o pouso.
Ví os comentários sobre a antena LFA, mas imaginei, para um sistema automatizado, uma antena Egg Beater.
Em particular eu gostaria de agradecer ao Demilson – PY2UEP à ajuda e à compilação do programa para encaminhar os pacotes minuto-a-minuto para o APRS.
No mesmo intento agradecer a todos os integrantes do Projeto Ícaro e, em especial, ao Roland – PY4ZBZ que exerce um trabalho fenomenal ao desenvolver sua página de forma didática – uma das mais comentadas entre os radioamadores – com certeza, pessoas que contribuem em muito para o desenvolvimento do radioamadorismo brasileiro.
Quem estiver interessado no arquivo processado pelo Sonde Monitor, favor solicitar em private.
Um grande abraço!
Renan de Almeida – PU1ARE
Grupo Expedicionários Capixabas em Rádio Emissão – GECRE
Grupo Amateur Television Brasil – ATV-BR

Link permanente para este artigo: http://www.gecre.org/?p=1369

1 comentário

    • Renan em 9 de setembro de 2012 às 11:29
    • Responder

    teste

Deixe uma resposta