Como a Sonda de Vitória hoje pocou (estourou) bem cedo, aos 17000 m, e desceu sem paraquedas a 60 m/s(!) espatifando-se em cima de uma pedra no Maguezal de Vitória, fiquei sem diversão. Chateado coloquei o FTM-350 em modo scope e acabei enxergando uma modulação em outra frequência. Para minha surpresa, Caravelas! 308 KM!
Ontem em alguns momentos em que minha GP9 escutava a sonda de Vitória com dificuldade devido seu posicionamento próximo ao zênite, onde as antenas plano terra não conseguem fazer uma boa escuta, acabei ouvindo melhor lá no horizonte norte a sonda Caravelas. Achei até que fosse um erro da sonda daqui, mas como hoje se repetiu mas em outra frequência, e com demodulações bem nítidas. Confirmei a escuta!
Perdendo o sinal de Caravelas procurei outro sinal e opa… O balãozinho pegou um voo supersônico até o Rio de Janeiro! 412 Km! Mais algumas posições positivas e quando perdí o seu sinal… outro voo a jato para Matosinhos-MG! 402 Km!
Temos que nos atentar que Radiossondas próximas estão trabalhando nas mesmas frequências, o que pode ocorrer uma sobremodulação em nossas escutas.
Mas para mim 3 contatos DX confirmados!!! Num mesmo dia.
1 comentário
Parabéns Renan pelos 3 DX !
Eu vi quando você captou a sonda de CONFINS sobre Matozinhos !
73 de Roland.