No dia 21 de Agosto de 2014 foi realizado o primeiro “Bate Papo” promovido pelo GECRE para promoção do radioamadorismo no Espírito Santo.
Esta iniciativa visa trazer aos colegas RA e PX novos conhecimentos, técnicas e modos operacionais para o fortalecimento do hobby em nosso estado, mostrando que podemos fazer um bom radio dentro da legislação atual.
Como primeiro bate papo, convidamos o PP1CZ Léo para uma conversa sobre DX e o software N1MM utilizado na maioria dos grandes concursos internacionais de DX para registro de log.
Pela sua experiência em concursos internacionais e nacionais, possuindo prêmios em diversas modalidades do RA, a conversa foi muito proveitosa, trazendo conhecimento e praticas operacionais que certamente serão empregadas nos próximos concursos e em nossas atividades de rotina.
Os concursos DX’s nacionais ou internacionais possibilitam ao radioamador aumentar o seu conhecimento em diversas áreas como: aspectos geográficos, línguas, hábitos e costumes da população mundial e principalmente fazer amigos.
Para participar não é preciso ter equipamentos de ultima geração, recursos ilimitados como nossos amigos estrangeiros (EUA, Japoneses e europeus). O principal elemento a ser considerado numa estação de DX é a antena. Deixando ela bem regulada, balanceada, podemos chegar muito longe.
Portanto participar de DX é aprimorar o nosso conhecimento técnico com as nossas próprias experiências buscando tirar o máximo de rendimento de nossas estações.
Devemos em primeiro lugar, ler e entender o regulamento do concurso, buscando a categoria que atenda a classe operacional do radioamador (A,B ou C), o modo de operação (CW, SSB, QRP etc) e os equipamentos disponíveis. Portanto existe sempre uma categoria para participar. Mostrando que é possível sim termos mais participantes capixabas nesses eventos.
Como fazemos do radioamadorismo um hobby, não é recomendado criar uma tabela com os mais e menos pontuados nesses concursos, devemos sim considerar o desempenho individual – o concorrente direto nesses eventos é o próprio radioamador. Após o termino do concurso o RA deve proceder com uma avaliação do seu desempenho e dos equipamentos, verificando onde pode ser aperfeiçoado, para que no próximo concurso o resultado seja melhor. A pratica leva à perfeição.
Presentes: PP1CZ – Léo, PP1AR – Renan, PP1NY – Pereira, PP1KS – Kennedy, PU1BGT – Andre Bernardo, PU1EPM – Paulo, PU1AGS – Zé Luis, PU1FLS – Lucas, PU1ERS – Ronaldo e PU1GFS – Sidney.
Comentários recentes