A Defesa Civil realizou no último sábado, dia 22, um curso de capacitação para atuação em situação de emergências com 30 radioamadores de Taubaté, São José dos Campos e Campinas, na sede da ATRA – Associação Taubateana de Radioamadores. O curso contou com apoio do Grupo Escoteiro Taubaté – 143/SP.
Segundo a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, instituída pela Lei Federal 12.608/2012, é competência dos Municípios a capacitação e mobilização de radioamadores. As redes de emergência por rádio são comumente ativadas no caso de desastres onde as comunicações convencionais, como internet e telefonia fixa ou móvel, apresentam-se comprometidas. Em Santa Catarina, em 2008, e no Espírito Santo, em 2013, por exemplo, os radioamadores auxiliaram no reestabelecimento das comunicações de cidades afetadas por enchentes.
A explanação abordou a história do radioamadorismo e a legislação que se aplica a este serviço, que é regulado pela Agência Nacional de Telecomunicações. Foram apresentadas ainda informações sobre a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, como histórico e fases de atuação. Sobre a Rede de Emergência, os participantes receberam noções sobre procedimentos éticos, técnicos e práticos quando necessária à atuação em conjunto com a Defesa Civil.
Ao final do curso, os presentes responderam a um questionário de avaliação e receberam um certificado de participação, além de terem sido incentivados a se cadastrarem na Rede Nacional de Emergência de Radioamadores, órgão vinculado à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional.
Referência: http://www.diariotaubate.com.br/diarioweb/display.php?id=35493, capturado em 26/11/2014.
Comentários recentes