“Vocês sabem, nós os chamamos de radioamadores, mas com essas habilidades podem ser chamados de qualquer coisa, menos de amadores”.
Walter Cronkite KB2GSD SK
Ações desenvolvidas durante o incêndio florestal em SOORETAMA/ES
1) Atividades
Após a convocação do CBMES no dia 10/03/16, solicitando o auxílio para estabelecer a rede de comunicação na região de Sooretama, dentro da reserva natural existente naquela região e que se encontra neste momento sob um intenso incêndio florestal, o GECRE em comum acordo com o coordenador da área de telecomunicações do CBMES, estabeleceu um plano de ação emergencial para enfrentar os problemas de comunicação para ser detalhado em reunião no dia 11/03 no CSM/CBMES.
Conforme estabelecido, reuniram-se no dia 11 de março no CSM os seguintes radioamadores voluntários PP1AR Renan, PP1KS Kennedy, PP1WBB Wilmar e PU1GLP Luis Paulo além dos seguintes bombeiros Sgt Reginaldo, CB Thallys, SD Luthes além do técnico da TELEHARD Renato para detalhamento do plano de ação previamente estabelecido para o enfrentamento da situação apresentada.
Este plano consistia inicialmente, na instalação de um repetidor junto na torre existente no local (Posto do IBAMA). Por ser um local de planície e com uma densa floresta de Mata Atlântica, as comunicações com as equipes na área “quente” eram prejudicadas pela barreira da floresta.
Necessário nessa situação era simular diversas possibilidades de locais possíveis para instalação do repetidor, cobrindo a maior área possível de interesse do comando da operação. Para essa simulação foi utilizado o software Radio Mobile, com as informações topográficas e coordenadas geográficas dos possíveis locais de instalação dos pontos fixos de apoio as equipes de brigadistas diretamente na área quente / morna e especificações técnicas dos equipamentos que seriam utilizados (tipo de rádio, potência, modelo de antena, dB TX, altura etc). Devido ao conhecimento e experiência no uso desse software, o PP1AR Renan ficou com essa responsabilidade, avaliando as possíveis configurações de locais e tipos de equipamentos, eliminando os pontos onde o contato não seria possível.
Os radioamadores PP1KS e PP1WBB, ficaram com a responsabilidade de supervisão, montagem do repetidor, avaliação e análises dos pontos sugeridos pelo sistema, com poderes para propor novas soluções durante a ação.
No sábado, viajaram para o local junto com uma guarnição do CBMES, os radioamadores voluntários do GECRE PP1AR Renan, PP1KS Kennedy e o radioamador capixaba PP1WBB Wilmar, para colocarem em prática o plano de ação estabelecido.
Dia 12 de março 2016 – sábado
Após o reconhecimento do local, foi iniciado o trabalho para montagem da antena e da estação na base. Com início dos testes de comunicação, verificaram-se duas situações: a) a antena teve seu lóbulo fechado ao máximo pelo engenheiro da empresa responsável pela manutenção dos equip. de telecomunicações do CBMES, tornando a antena muito direcional, não alcançando os pontos mais afastados; b) os pontos de apoio, foram deslocados para outros locais mais afastados, diferentes dos pontos iniciais determinados.
Houve o redirecionamento dos elementos da antena colinear utilizada o que melhorou substancialmente o alcance do repetidor nas estações previamente delimitadas. Mas a dinâmica do combate aos novos focos de incêndio demandava uma nova solução.
Diante dessa situação crítica e irreversível novo plano de ação foi desenvolvido pelo Cap Mauro, membros do GECRE e demais participantes, exigindo por parte do CBMES, soluções alternativas na aplicação de recursos materiais disponíveis na corporação, para atender a instalação do repetidor.
Devido ao adiantado da hora, ficou para o domingo a operação de instalação do repetidor em um novo local, após a análise via RadioMobile e a possibilidade de utilização de novos equipamentos.
Dia 13 de março 2016 – domingo
No domingo os radioamadores Kennedy PP1KS, Werther PU1BRA e Wilmar PP1WBB ainda contando com a retaguarda do Renan PP1AR e Paulo PU1EPM, se deslocaram junto à guarnição dos bombeiros para a região da reserva de Sooretama.
Chegaram por volta das 14:00. Imediatamente Werther e Kennedy iniciaram a montagem da estação HF para contatos com a Base do EB distante a aproximadamente 15 km à Sudoeste. Nesse momento, Wilmar e Cap. Mauro foram avaliar duas opções de pontos para instalação da repetidora portátil.
Os equipamentos instalados na base do Ibama foram compostos pelo rádio HF IC 726 pertencente ao Gecre, antena dipolo para banda de 40 mts usando o sistema de irradiação N-VIS possibilitando assim contato de alta qualidade com a base do Exército montada em Juncado, localidade distante 15 kms da base do Ibama e também com o 38BI em Vila Velha.
Após a instalação da estação HF teve início a preparação da repetidora VHF. A antena e cabos foram cortados, medidos e os testes foram realizados ainda na base de operações. Para isso o repetidor foi instalado dentro do caminhão plataforma dos bombeiros com uma antena 2×5/8 na cesta da plataforma que ao ser erguida possibilitou uma altura de aproximadamente 22 mts.
Por volta das 18:00 os radioamadores com os bombeiros se dirigiram ao local para instalação final da repetidora, na localidade de Palmitinho. Após os testes no local, a repetidora foi instalada e todos retornaram à base. Às 20:00 seguimos para a base do EB para verificar as condições das comunicações destes. Por volta das 21:30 encerramos as atividades de voltamos par Vitória.
Abaixo segue a listagem dos equipamentos do GECRE que ficaram na base de operações:
Rádio Icom IC 726.
Antena dipólo com cabo coaxial.
Fonte chaveada com display digital.
Acoplador de antena vectronics.
Maleta de transporte do rádio e demais equipamentos.
1 comentário
Amigos,
Parabéns pela atuação e pelo sucesso alcançado.
Um exemplo de voluntarismo e cidadania. Motivo de orgulho para todos nós radioamadores.
Grande abraço,
Alexandre Figueiredo
PU1AMF