A Agência Australiana de Clima Espacial disponibiliza em http://www.ips.gov.au
um mapa de previsão de propagação em HF como este:
Os dados apresentados nesta página são obtidos a partir da automatização de ionogramas interpretados em todo o mundo. Estes dados são obtidos a partir da Rede de Observação de Clima Espacial IPS, conhecido como IPSNET, (Austrália Região do Pacífico), do Centro de Informação de Clima Espacial do Japão, conhecido como NTIC (região japonesa), o grupo em Física Espacial da Universidade de Rhodes Hermanus Magnetic Observatory (Região Sul Africana), o Istituto Nazionale di Geofísica e Vulcanolgia, Roma, Itália (região italiana), o Laboratorio de Ionosfera, Universidad Nacional de Tucuman, Argentina, (Região Sul-americana), e o Centro de Previsão de Clima Espacial dos Estados Unidos, conhecido como SWPC.
Os dados disponíveis a partir do servidor de ftp do SWPC são transferidos pelo Serviço Internacional de Meio Ambiente Espacial (ISES), Centros de Avisos Regionais (RWCs) de todo o mundo e muitos observatórios ionosféricos operados pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).
Nota: Os valores foF2 utilizados no processo de mapeamento são baseados na média das últimas 2 horas da estação de dados (4 valores por hora). Isto foi feito para tentar reduzir o efeito de valores foF2 ruins. Isso pode significar que o mapa poderá apresentar um “lag” no comportamento ionosférico real de cerca de uma hora, particularmente em nível local durante períodos de madrugada.
Os mapas estão disponibilizados na Barra Lateral deste Blog no ítem Mapa de Propagação em HF.
Créditos para a Agência Australiana de Clima Espacial.
Comentários recentes