Não consigo mais ficar calado frente a utilização da faixa destinada ao serviço de radioamador por clandestinos. Vale ressaltar que em todas as vezes que tento explicar a situação sou hostilizado!
Ontem (sábado, 25/04/09) chegaram ao cúmulo de me dizer que sic “quem fala demais vai pra debaixo da terra”. Se isso não for uma ameaça não sei o que pode ser… ESTOU ERRADO POR ESTAR CERTO?!?
A denúncia acerca disso já foi protocolada junto a anatel em 14/12/08. O problema é que até agora nada foi feito. Querem utilizar equipamento vhf que o façam fora da faixa destinada ao SERVIÇO DE RADIOAMADOR.
3 comentários
Caro Juan,
Primeiramente gostariamos de saber seu indicativo. Na base de dados da Anatel nao há nenhuma pessoa licenciada com nome ou sobrenome “Juan”.
Quanto aos orgaos competentes, a ANATEL é o orgao competente para designar frequencias a licenciados. Qualquer organizacao que nao seja a propria ANATEL **nao pode** designar frequencias.
Agora…TODOS os pilotos de asa-delta, parapente, ultraleve ou QUAISQUER pessoas sao **muito bem vindas** na faixa de radioamador. A faixa é grande, e cabe muita gente…muito mais do que voce imagina. Porem para estar nessa faixa voce deve ser devidamente habilitado e respeitar as convenções internacionais DO RADIOAMADORISMO (as quais a FCVL nao diz respeito) que citam que 144.050 é frequencia INTERNACIONAL de Codigo Morse (CW), ou seja, sinais FRAQUISSIMOS que sao facilmente sobrepostos pelos seus transmissores em fonia.
Queira entender, caro Juan: Nao queremos comprar briga com voce, com os pilotos ou a FCVL. Só queremos que cada um respeite o seu espaço. Se voce for realmente radioamador, deveria saber que a faixa de frequencias destinada a conversação simplex (sem repetidoras) é de 146.390 a 146.600 e 147.400 a 147.590. Obviamente, se os caros colegas do voo nao quiserem se importar com taxas, provas, fiscalizacao, indicativos, faixas de frequencia, etc…Porque nao utilizar os radios FRS (conhecidos vulgarmente como “talkabout” aqui no Brasil, embora seja marca registrada da Motorola) que sao absurdamente mais baratos, mais bonitos, tem praticamente o mesmo alcance, a bateria dura mais e é completamente adequado a sua utilizacao sem nenhuma restrição? Pense nisso…tenha os radioamadores como companheiros, e nao como inimigos! Estamos aqui para ajudar, quer voce queira ser radioamador, quer voce queira usar o FRS. Um grande abraço!
Caro Juan: Gostaria de saber qual foi o “órgão competente” que autorizou a utilização da frequencia 144050, para o uso em fonia. Caso tenha sido a própria Anatel, entendo que a mesma está descumprindo o que foi regulamentado para faixa de 144050. A distribuição do espectro de frequencia pode ser obtida aqui mesmo na internet. Nós radioamadores não somos contra que os praticantes do vôo livre utilizem a faixa de 2 Metros, muito pelo contrário, desde que devidamente prefixados pela Anatel e observando os critérios de utilização da faixa, pois se não estarão na clandestinidade e literalmente vira bagunça. Espero que o pessoal do vôo livre siga o exemplo do Jeep Club, onde hoje temos uma boa parceria e a turma está devidamente legal junto a Anatel. Quero deixar claro: A turma do vôo livre é bem vinda…desde que devidamente dentro da legalidade. Abraço,
Reinaldo PP1ER
Companheiro,
No voo livre, há vários pilotos, como eu, que possuem a habilitação para o uso dos rádios. Nossa faixa, por indicação dos órgãos competentes, é a 144.050. Se está havendo algum problema no uso dessa faixa, sugiro que entrem em contato com a FCVL (federação capixaba de voo), no telefone 3324-6005. Se alguém está usando outras faixas, que não seja essa, aí realmente não temos como resolver nada, porque acéfalos, infelizmente, existem em qualquer comunidade…
grato
Juan
piloto de asa delta e parapente e radioamador habilitado